Blog

Dica de Turismo - Museu do Carro de Boi

Construído em homenagem ao Mestre Regional do Carro de Boi, Sr. Joaquim Pereira da Costa, o Quim Costa, o Museu do Carro de Boi foi inaugurado em outubro de 2016 e tem como objetivo preservar sua produção de carros de boi, transporte pioneiro no Brasil.

Os carros de boi desempenharam um papel muito importante na cidade por muitos anos e eram usados nos carnavais, casamentos e para transportar mudanças e encomendas para a cidade, como o sino da Igreja Matriz, que veio de Ubatuba até São Bento do Sapucaí através de um carro de boi.

O Museu, que fica fica pertinho da Pousada do Quilombo, era um desejo de Sr. Joaquim Costa e conta com um rico acervo de peças físicas, com itens pessoais, ferramentas e maquinários, além de possuir a réplica de sua casa e um acervo midiático visual e sonoro proveniente de doações. As visitas no local são guiadas pela família do Quim Costa, que que contam todos os detalhes de sua vida e produção.

Falecido em 2014, Sr. Joaquim era autodidata e construía não só carros de boi, mas também suas próprias ferramentas e teve seu trabalho foi divulgado em diversas publicações, como a Revista Brasileiros, ressaltando a importância de sua produção para a história do país.
Endereço: Estrada Jandyra da Silva Costa, 234 - Bairro do Quilombo.
Horário de Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. * Dias de semana com agendamento prévio.
Telefone: (12) 99762-2966
Valor da entrada: R$5,00