Blog

O que fazer em São Bento do Sapucaí no inverno?

O frio bateu e junto com ele vieram os dias de céu azul e pouca ou nenhuma chance de chuva, cenário ideal para fazer uma viagem para a natureza. E nesse período, as grandes estrelas são as montanhas!

E São Bento do Sapucaí é umas das grandes protagonistas dos dias mais frios na região, afinal, une o frio da Serra da Mantiqueira à boa comida, ao descanso e aos esportes radicais. Se você está com as malas prontas para vir pra cá, ou está procurando motivos para conhecer a cidade, nós trouxemos algumas dicas de atividades, passeios e atrações para te ajudar a organizar o seu roteiro de viagem enquanto nos visita. Confira:

Passeios e atividades radicais
Com trilhas, cachoeiras e a majestosa Pedra do Baú, a cidade oferece diversas opções de passeios para quem está de passagem pela cidade, atendendo dos mais receosos até os aventureiros. Trilhas, escalada, rapel, mountain bike, paraglider e a subida a Pedra são algumas das possibilidades para desfrutar um dia ao ar livre. Para fazer o seu passeio com tranquilidade e segurança, opte por um receptivo turístico. Nossa dica é a Bau Ecoturismo: www.bauecoturismo.com.br.

Atividades culturais
Como acontece todos os anos, o  Festival de Inverno “Arte no Inverno da Serra” traz diversas atrações culturais e musicais nos finais de semana entre os dias 14 e 29 de julho. A programação é sempre bem eclética ainda não foi divulgada pela Prefeitura Municipal, mas em breve está disponível no www.saobentodosapucai.sp.gov.br.

Outra opção cultural é conhecer os artesanatos da cidade. No Arte no Quilombo, um coletivo de artistas, é possível encontrar diversas peças produzidas com palha de bananeira, palha de milho, piaçava, sementes, argila e fibra. Outro local muito visitado no bairro é o Ateliê de Ditinho Joana, artesão reconhecido internacionalmente por fazer esculturas em madeira que retratam a vida na roça. Mais informações: www.pousadadoquilombo.com.br/bairrodoquilombo.

Roteiro histórico
O roteiro histórico é imperdível para quem visita a cidade. Nele, é possível conhecer as principais características de São Bento visitando lugares como a Igreja Matriz, a Praça General Marcondes Salgado (marco zero da cidade), o antigo cinema, o grupo escolar, entre outros. Para ter um panorama geral, uma boa dica é o audioguia Caminhos da Memória, um projeto do Museu da Mantiqueira que apresenta o roteiro cultural, gastronômico e religioso da cidade. Em três horas de caminhada, é possível visitar os pontos históricos de São Bento do Sapucaí através de um audioguia elaborado com relatos dos moradores. Mais informações: www.museudamantiqueira.com.br 

Gastronomia
Nossa região é conhecida pela excelência de suas trutas e elas ganham um destaque durante o inverno. Caldinhos e fondues também estão entre as opções para quem quer aproveitar a estação mais gostosa do ano nas montanhas. Nossa dica são as Noites Especiais de Inverno do Trincheira & Trattoria, que traz fondues, caldos, sopas, pizzas e vinhos que vão te ajudar a esquentar e enfrentar o frio em grande estilo.

Agora é só escolher suas opções favoritas, fazer as malas e vir nos visitar. E falando em malas, é importante lembrar que a temperatura aqui na cidade costuma variar entre 2 e 24 graus, fazendo aquele friozinho pela manhã e durante a noite. Portanto, não se esqueça de trazer roupas quentinhas. :)