Blog

São Bento do Sapucaí: dose certa de tranquilidade e aventura para o feriado da Páscoa

São Bento do Sapucaí, localizada a 185 quilômetros de São Paulo, é o destino ideal para quem deseja passar o feriado da Páscoa com muito conforto e tranquilidade, em família ou com aquela pessoa especial. Seja para quem quer um feriado mais zen para recarregar as energias, tanto para os amantes dos esportes de aventura, a cidade oferece diversas opções para o feriado, com atrações culturais, passeios e uma natureza de tirar o fôlego.

Encravada na mantiqueira sul mineira, São Bento une o conforto da cidade à ruralidade e a paisagem bucólica. Com seus casarões que remontam ao século XVIII, a “terrinha”, como é carinhosamente chamada pelos seus moradores, tem uma natureza que encanta os olhos e faz bem à alma: fauna e flora exuberantes, cachoeiras, escarpas e picos, além do majestoso Complexo da Pedra do Baú.

Se você está procurando motivos para vir nos visitar, nós listamos algumas atrações da cidade que irão te convencer a vir pra cá. Confira:


Complexo Pedra do Baú

Escalado pela primeira vez pelos irmãos Cortez em 1940, o Complexo Pedra do Baú é o principal atrativo de São Bento do Sapucaí. Com 1850 metros de altitude, 350 metros de largura e 540 metros de comprimento, o local é perfeito para a prática de escalada, salto de paraglider, rappel e high-line, além de ser um dos pontos mais procurados por turistas e aventureiros que buscam desbravar e contemplar as belezas da região: se pode vislumbrar, em um ângulo de 360 graus, a parte da Mantiqueira sul mineira, do Vale do Paraíba, Campos do Jordão e até parte da Serra do Mar.

 

Cachoeira dos Amores

Muito frequentada por casais de namorados, a Cachoeira dos Amores fica situada na estrada do Paiol Grande, há 5Km do centro de São Bento do Sapucaí. É uma das cachoeiras mais visitadas, seja por turistas ou pela população local, por oferecer várias quedas e piscinas naturais.

Por ser localizada numa propriedade particular, é necessário pagar uma taxa de R$ 3,00 para entrar no local.


Ateliê Ditinho Joana

O Ateliê do Ditinho Joana não pode ficar fora do seu roteiro quando você estiver por aqui. Localizado no Bairro do Quilombo, o ateliê abriga as obras de Ditinho Joana, ex-lavrador que aos 29 anos trocou a enxada e a foice por ferramentas de esculpir. Autodidata, Ditinho percebeu que poderia transformar pedaços de madeira utilizando apenas canivete, machadinha e formão improvisados por ele próprio. Seu trabalho é conhecido no Brasil e no exterior e suas esculturas de madeira que carregam com sigo histórias de um povo simples e batalhador. 


Arte no Quilombo

Sede dos artesãos do Bairro do Quilombo, reduto de artistas sambentistas, o ateliê Arte no Quilombo é conhecido por reunir trabalhos realizados com palha de bananeira, palha de milho, bambu, madeira, barro, tecido, entre outros materiais. Com um talento que passa de pai para filho, cerca de 80 artesãos produzem as peças, utensílios e artefatos, que são sinônimo de qualidade e beleza em toda a Serra da Mantiqueira.


Capelinha de Mosaico

Reformada em 2008 pelo artista plástico Angelo Milani, que queria fazer mais do que simples reparos na pequena igreja, a Capelinha do Mosaico é um dos principais pontos turísticos da cidade. No início, a reforma não foi vista com bons olhos pela população, mas com o passar do tempo notou-se que era uma bela obra de arte, inspirando diversos munícipes a fazerem do mosaico sua principal fonte de renda.


Belvedere dos Serranos

Se você quiser apreciar as belezas de São Bento do Sapucaí do alto, vá até o mirante Belvedere, no Bairro dos Serranos.
Construído com pedras e toras de eucalipto, o mirante oferece a vista panorâmica de todo o vale de São Bento do Sapucaí, sendo o local perfeito para ver o nascer do sol. 

 

Conforto e descanso com valores especiais

A Pousada do Quilombo Resort preparou pacotes especiais para quem deseja passar o feriado em São Bento do Sapucaí. Com uma estrutura completa e um ambiente aconchegante, os valores para o Páscoa partem de R$ 2.100,00 (quarto duplo).

Em uma extensa área verde cheia de atrativos, como o Spa Sequóia, recreação infantil, atividades ao ar livre, jacuzzi, museu e quadras esportes, o hotel tem conta com 40 apartamentos muito confortáveis e bem equipadas, prontos para atender cada objetivo pessoal, do relaxamento aos esportes de aventura.

Para os adultos, há uma programação especial com aulas de yoga e meditação, oficina, caminhada e bingo, além do Spa Sequóia. Quem gosta de se aventurar ainda conta com a tirolesa e a trilha do Boi. Para as crianças, a Pousada do Quilombo oferece área de lazer e recreação, com monitores especializados, que prepararam uma programação especial com o objetivo de resgatar as brincadeiras antigas e proporcionar o contato com a flora e fauna locais.

Destaque na região, o Trincheira e Trattoria, restaurante do hotel, reflete os sabores da Mantiqueira em seu cardápio temáticos, que oferece café da manhã, almoço e jantar com massas, carnes (aves e peixes) e pizzas, além de uma extensa carta de vinhos, reconhecida pela Revista Veja como a melhor da Região Serrana por sua variedade, preços e apresentação.

Fotos: Erik Cunha, Geraldo Francisco da Silva, Kauhan Teixeira e acervo Pousada do Quilombo Resort