Blog

Carnaval em São Bento do Sapucaí: conheça o bloco Zé Pereira

Quem já passou algum carnaval em São Bento do Sapucaí com certeza já se divertiu com os bonecões do bloco Zé Pereira. A família mais amada da cidade é a maior manifestação cultural do município e todos os anos arrasta multidões de crianças e adultos pelas ruas da cidade nos 30 dias que antecedem o carnaval, além de datas comemorativas.
 
A tradição do Bloco Zé Pereira é antiga na cidade e acredita-se que os bonecos já sejam centenários! Muito embora não se saiba ao certo quando surgiram, nem quem foi o primeiro a confeccioná-los, os irmãos João e Antônio Cortez, conhecidos também por serem os primeiros a conquistar o topo da Pedra do Baú, foram os responsáveis por confeccionar os bonecos por décadas. Depois, a arte foi passada para o artista plástico e ator José Vicente da Silva, que refez os bonecos em meados de 1990 com outros materiais e técnicas.

Batizados de Zé Pereira, Maria Pereira, Mariinha, Kiko, Tomé, Amélia, Zé Negrinho e Dieguito, os famosos bonecões chegam a medir 4 metros de altura e atualmente tem seu espaço próprio, a Casa Memorial do Zé Pereira, que se transformará em um museu onde público poderá conferir a história do bloco.
Neste ano, o cortejo do Bloco Zé Pereira terá início no dia 2 de fevereiro e vai até a terça-feira de carnaval, saindo todos os dias das 19h às 22h. Aproveite e programe-se para vir brincar o carnaval com essa família mais que especial e se divertir ao som de seu conhecido batuque, que por onde passa, contagia.