Blog

Dica de turismo: Bairro do Quilombo

Reduto artístico e cultural de São Bento do Sapucaí, o Bairro do Quilombo abriga a Pousada do Quilombo Resort e é um dos bairros mais antigos da cidade!

Fundado por famílias de escravos que viviam em quilombos na Mantiqueira sul mineira, o povoado se transformou em uma comunidade unida, que tem orgulho da sua história, marcada pelas belas festas, rico artesanato e natureza preservada.

Destino certo para quem visita a cidade, o bairro encanta desde o início, permitindo a visualização do Monumento Natural Estadual Pedra do Baú em sua estrada. Ao chegar à comunidade aconchegante, o gramado e a Igreja da Imaculada Conceição, datada de 1805, ressaltam todo o charme da vila, um lugar onde a calmaria prevalece e se pode observar senhoras sentadas nas calçadas, crianças descalças correndo atrás da bola, pessoas andando de bicicleta e senhores com cigarro de palha na boca.

Sua história possui um brilho ímpar! Para comemorar, em grande estilo, a libertação dos escravos, data local tão relevante, a Festa do 13 de Maio oferece, através da iniciativa da “matriarca” do bairro “Dona Luzia”, um almoço gratuito para moradores e visitantes, além da belíssima apresentação da Congada de São Benedito.

Outro grande destaque do local é o rico artesanato, que tem como precursor o renomado escultor Ditinho Joana, autodidata que nos pedaços inteiriços de madeira vai dando forma ao entalhar o cotidiano do homem do campo – tema principal de seu trabalho. É com contos e causos que visitantes e moradores são recebidos em seu Ateliê, que reúne peças que encantam pela riqueza dos detalhes. Como símbolo de seu trabalho, temos o sapatão gasto do trabalhador rural, retratado em chaveiros e em peças maiores.

Além do ateliê do Ditinho, o bairro conta com o “Arte no Quilombo”, uma associação com mais de 80 artesãos que é referência de peças e produtos na região por reunir trabalhos feitos com palha de bananeira e de milho, bambu, revestimentos, entre outros materiais.

Além da parte central do bairro, existem trilhas que as pessoas podem se aventurar a pé, de bicicleta, de carro ou de moto e curtir um visual lindo com árvores nativas e animais silvestres. Para quem gosta de se aventurar, uma boa dica é passar na Ecovalle Turismo, receptivo turístico do bairro, e fazer um passeio de quadriciclo para vislumbrar as belas paisagens da região.

Cultura, tradição, histórias, contos, causos, alegria, festa, batalha, persistência são palavras que traduzem o Bairro do Quilombo. São por esses e tantos outros motivos que a vila cravada nas montanhas de São Bento do Sapucaí vale a pena ser visitada!


Fotos: Geraldo Francisco da Silva e Kauhan Teixeira.