Blog

Dica de Turismo: Azeite Oliq

Produzido em São Bento do Sapucaí, no Bairro do Cantagalo, o OLIQ é um azeite artesanal extra virgem feito com azeitonas frescas, colhidas manualmente na Fazenda Santo Antônio do Bugre, a 8 quilômetros da cidade.
Tudo começou quando os sócios Vera Ribeiro e seu marido, Antônio Gomes Batista, proprietários da Fazendo Santo Antônio do Bugre, e Cristina Vincentin, dona da Fazendo São José do Coimbra, se juntaram e formaram o núcleo de produtores rurais que se dedicam à olivicultura.
Para a extração do azeite, os sócios-proprietários investiram em maquinários e construíram um lagar, local onde a parte líquida é separada da parte sólida, utilizando toda a tecnologia necessária para obter um produto de qualidade. Depois de três anos de tentativas e de pesquisas, em 2014 o Oliq teve sua primeira extração de azeite extra virgem.
Atualmente o Oliq é feito através das azeitonas espanholas arbequina e arbosana, a grega koroneiki, a italiana grappolo e a mineira maria-da-fé, resultando em um azeite que harmoniza bem tanto com pratos de sabor mais suave quanto com os de sabor mais intenso.
A Fazenda é aberta para visitas, onde se pode passear pelo pomar, conhecer a variedade de oliveiras e fazer uma degustação dos azeites da safra. Entre as opções, há também o azeite de abacate, uma das novidades do Oliq, um azeite mais neutro que o de oliva.
As visitas guiadas duram cerca de 1h30 e o passeio é ideal para quem vem para quem vem nos visitar. Após o tour, não se esqueça de visitar a loja, onde você encontra azeites, geleias, café e cosméticos, todos produzidos no local.

Endereço: Estrada do Bairro do Cantagalo, km 8 – Bairro do Quilombo
Horário de Funcionamento: De quinta a domingo, das 10h às 17h
Telefone: (35) 98419 – 2752
Valor: R$ 15,00

fotos: divulgação