Blog

5 brincadeiras para fazer em casa durante a quarentena

Com aulas suspensas e as férias antecipadas em todo o país devido a quarentena, encontrar maneiras de entreter os filhos em casa, além dos aparelhos eletrônicos, acaba sendo um desafio para muitos pais.  Para te ajudar nessa missão e ainda aproveitar para nutrir a criatividade das crianças e estreitar os laços familiares, a equipe de monitoria da Pousada do Quilombo elaborou algumas brincadeiras simples e criativas para entreter as crianças durante este período de isolamento. Confira:  


Monte um álbum da família
Muitas vezes esquecemos de revelar nossas fotos, salvamos na nuvem ou publicamos nas redes sociais. Caso você não tenha uma cópia impressa esse é o momento perfeito para revelar as fotos de família, comprar alguns álbuns simples e reunir as crianças para te ajudar na montagem. Além de unir a família ao redor de boas lembranças, essa atividade vai entreter os pequenos por um bom tempo.

Teatro de fantoches 
Histórias ajudam a estimular a imaginação e favorecem o mundo lúdico da criança, o que é super importante. No teatro de fantoches, a criatividade vai comandar o espetáculo. Os atores podem ser bonecos confeccionados ou até meias customizadas. Os adultos podem começar a contar a história. Depois, as posições se invertem e os filhos inventam seus próprios enredos.

Stop! 
No Stop!, a família definirá em conjunto categorias de cores, animais, carros, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias em um papel. Escolhida uma letra, todos preenchem a folha, de acordo com as categorias, com palavras que comecem com a letra escolhida. Aquele que acabar primeiro grita “Stop!”. O jogo pode acontecer de forma individual, mas pensar junto e dividir a família em equipes é mais divertido.

Caça ao tesouro sensorial
A caça ao tesouro pode ficar muito mais divertida de uma forma simples: com objetos sensoriais. Escolha quatro ou cinco texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, rígido, e peça ao pequeno que corra pela casa e encontre objetos com aquelas texturas. Para os pequenos um pouco mais velhos, um cronômetro pode deixar a brincadeira mais emocionante. 

Strike! 
Você vai precisar de seis a dez garrafas, rolos de cartolina ou papelão. Uma bola de meia, de tênis ou do bichinho de estimação. E pronto. É só organizar os pinos improvisados, encontrar um lugar para fazer a pista e se divertir!

Lembrando que brincar em família também é uma boa opção para relaxar. Vamos tentar?!

A Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí, está com vouchers de 40% de desconto para reservas após a crise. Para mais informações, entre em contato pelo (12) 99781-6982 ou reservas@trincheira.com.br.