Blog

13 de maio: cultura e tradição que embelezam São Bento do Sapucaí

Todos os anos, o Bairro do Quilombo, reduto artístico e cultural de São Bento do Sapucaí que abriga a Pousada do Quilombo Resort,  é palco da tradicional Festa do 13 de maio, uma festividade anual que traz mais cores, diversidade e identidade cultural à cidade.

Organizada pela Dona Luzia, matriarca do bairro, a festa é uma homenagem a libertação dos escravos e é comemorada com a celebração da santa missa, apresentação das congadas e do moçambique e um almoço gratuito para todos comemorarem a data com a fundadora da Congada de São Benedito, grupo de congo que nasceu no bairro há mais de 50 anos.

Integradas à cultura popular brasileira há quase 200 anos, as congadas são uma manifestação cultural e religiosa de influência africana e trazem tradições tribais da Angola e do Congo, mescladas a influências cristãs de países ibéricos. Esse legado de experiências históricas é preservado em diversas regiões do Brasil, com algumas diferenças devido à cultura local, e é transmitida oralmente, ou seja, é passada de uma geração para outra.

A Congada de São Benedito, que irá se apresentar na Festa do 13 de maio, é fruto do casamento dos avós de Dona Luzia, que há mais de um século chegaram ao Brasil através dos navios negreiros e que, para amenizar o sofrimento e a vida difícil dos escravos, encontraram na congada uma forma de trazer mais alegria aos filhos e aos amigos que viviam na senzala.

Marcada por danças, cantos e músicas, a festividade acontece há décadas e neste ano será comemorada neste sábado, dia 12 de maio, a partir das 10h no Bairro do Quilombo. Após a missa, além da Congada de São Benedito, haverá a apresentação do Maracatu Mantiqueira, da Folia de Reis “Luz de Belém”, de grupos de congada e moçambique convidados e, a partir das 12h, será servido o farto almoço gratuito preparado pela família de Dona Luzia para moradores e visitantes. As festividades irão acontecer no largo da praça do Bairro do Quilombo, que fica localizado na Estrada Vereador Benedito Cândido Ribeiro.

Fotos: Geraldo Francisco da Silva, Kauhan Teixeira, Rafaella Teixeira.